A informação foi divulgada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou uma visita ao Paraná no próximo dia 30 de abril. Ele deve participar da cerimônia de oficialização de um novo assentamento na comunidade Maila Sabrina, localizada na divisa entre os municípios de Ortigueira e Faxinal, no interior do estado. A área deve abrigar mais de 400 famílias.
A informação foi divulgada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas ainda não aparece na agenda oficial da Presidência da República.
Conforme o movimento, Lula deve chegar ao local por volta das 10h30, acompanhado de ministros. A comitiva irá até a comunidade para formalizar a criação do assentamento, fruto de uma longa articulação entre o MST e o governo federal.
PUBLICIDADE
Essa será a primeira visita oficial do presidente ao Paraná em 2025. A última passagem de Lula pelo estado, em compromisso oficial, ocorreu em agosto do ano passado, quando ele participou de uma série de eventos na Região Metropolitana de Curitiba. Na ocasião, visitou a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, participou da reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) e acompanhou o anúncio de investimentos na ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.
O Paraná conta com 399 municípios, sendo que o PT possui prefeito em apenas três cidades: Paraíso do Norte, com cerca de 13,634 habitantes, Santa Maria do Oeste, com 9.934, e São João do Triunfo, com 13.923. Se somados, juntos, representa um total de cer de 37.491 habitantes. A população total do Paraná é estimada em 12 milhões de habitantes.
Por enquanto, não há informação se o petista esticará a viagem até Curitiba, onde passou 580 dias preso em uma cela da PF.
Foto: Reprodução – Ric Mais