Jornalista Sérgio Tavares foi ouvido por senadores durante uma audiência no Congresso.
O jornalista português divulgou, em abril, um vídeo em que o chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Eduardo Tagliaferro, demonstra receio de atitudes do ministro Alexandre de Moraes e fala da possibilidade de deixar o Brasil.

Tavares afirmou que seu vídeo divulgado no início de abril é uma conversa por telefone entre Oswaldo Eustáquio Filho e Eduardo Tagliaferro, que desde 2023 não trabalha no TSE. A gravação foi feita por Eustáquio há oito meses, o que coincidiria com o início das matérias de Greenwald, em agosto de 2024. No final de agosto, Moraes determinou a apreensão do celular de Tragliaferro.
No vídeo, Eustáquio instrui o interlocutor – que afirma estar sendo perseguido e temer por sua e prisão eminente – a fugir para Europa e a dizer à imprensa nacional o que sabe sobre Moraes.
“Um conteúdo gravíssimo, em que temos o ‘homem forte’ de Moraes a chorar, a dizer que tem medo que o matem, desesperado, a dizer que tem provas para deitar Moraes abaixo. Se ele não fugiu, foi porque quis… Passaram esses oito meses e não foi dada nenhuma entrevista. Não fez porque não quis. Eu creio que o fato de eu ter tornado públicos esses audios precipitou novamente sua saída”, disse Tavares novamente.
PUBLICIDADE
Tagliaferro não compareceu à reunião. No entanto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou um áudio enviado pelo convidado.
“Não pude comparecer por questões pessoais e para preservação da minha segurança. Mas, no momento oportuno, estarei à disposição da comissão para obterem as respostas que precisam”, diz o áudio.

Tavares ainda considerou a repercussão das falas atribuídas a Tagliaferro como incompatíveis com a relevância do caso, que para ele merecia mais destaque na mídia.
“Quando {Tagliaferro} diz ‘eu tenho tudo para derrubar este cara, tenho todos os documentos’, como é que os grandes nomes que gostam tanto de polêmicas, gostam de ser os primeiros a dar as notícias, continuam caladinhos sobre o áudio? Não entendo”, disse o jornalista.
Fotos: Reproduções – Fonte: JCO