A Revolução Federalista foi uma guerra civil no Sul do Brasil logo após a proclamação da República.
Localizada nos Campos Gerais do Paraná, a cerca de 70 km de Curitiba, a cidade da Lapa, fundada em 1769, é uma das mais antigas do Paraná. Teve sua origem com a passada dos tropeiros na região, os quais foram muito importantes para a economia do país. Antes mesmo das construções de rodovias e ferrovias, além de serem transportadores, eram comerciantes. A Lapa foi palco de um dos mais importantes capítulos da história paranaense e nacional.

A pequena cidade, em 1894, resistiu heroicamente à investida das tropas federalistas que tentavam chegar à capital recém-declarada República do Brasil.

A resistência durou 26 dias e o combate famoso foi chamado de Cerco da Lapa. É um dos mais marcantes do Estado do Paraná e da história do Brasil.

PUBLICIDADE
No Centro Histórico, existem marcas nas ruas e residências do bairro que lembram um episódio da trajetória política brasileira: o Cerco da Lapa. Foi uma batalha que teve um papel importante na história do Brasil, a qual teve 26 dias de duração. A Lapa foi uma das responsáveis pelo fim da Revolução Federalista, em 1894. A missão dos lapeanos foi frear o avanço dos sulistas maragatos, comandados pelo general Gumercindo Saraiva, que já haviam tomado Curitiba. O exército local era formado, em sua maioria, por civis. A organização dos pica-paus garantiu a vitória sobre os Maragatos.

Os republicanos, chamados de “Pica-Paus”, eram partidários de Júlio de Castilhos.
Os federalistas, chamados de “Maragatos”, eram partidários de Gaspar Silveira Martins – o objetivo dos revolucionários era derrubar o governo do presidente Marechal Floriano Peixoto.

A batalha começou em meados de janeiro e durou até início de fevereiro de 1894.
Os defensores da Lapa, que incluíam militares, policiais e civis, resistiram bravamente contra os atacantes. A vitória dos paranaenses na Lapa foi decisiva para a consolidação da República no Paraná.

O General Gomes Carneiro, líder dos republicanos, morreu em combate no dia 9 de fevereiro.

09 de fevereiro – Dia Nacional do Cerco da Lapa – O Cerco da Lapa foi um marco de resistência na história do Paraná e do Brasil. Soldados paranaenses, incluindo a então Força Pública do Paraná, lutaram bravamente para defender a República, resistindo por 26 dias contra forças federalistas.
Essa coragem e lealdade são parte do legado que inspira a PMPR até hoje.
Fotos: Reprodução